Primeiro depoimento do ano de 2015!!!

E para abrir este ano, trazemos para vocês o nosso primeiro depoimento!

9 de Dezembro de 2021 às 15:09


E para abrir este ano, trazemos para vocês o nosso primeiro depoimento!
“Ser negro: são duas palavras que carregam enorme significação. Devido ao passado vivido por esses seres humanos, ser pertencente dessa etnia é de imensa relevância. A tentativa de apagar a identidade daqueles que foram submetidos a um processo de escravidão perdura, de certa forma, até os dias atuais e é legitimada tanto por não-negros, quanto pelos próprios negros. Entretanto, apesar de ainda se conviver com tais expressões de repressão, muitas pessoas têm tentado resgatar o seu lado afro, e isso têm sido feito por meio da aceitação das peculiaridades de cada pessoa, que é o que a torna única: o cabelo, a cor e, sobretudo, o caráter.
Eu sou negra, filha de pais negros e integrante de uma família de maioria negra. Desde criança, percebi que meu cabelo e minha cor traziam impacto nas pessoas que estavam ao meu redor. “Por que não alisa o cabelo desta menina?” questionamento que minha mãe teve que responder desde que meu cabelo começou a tomar forma e a sua característica, que confirmava a minha ancestralidade negra, começava a aparecer: madeixas crespas. Minha mãe respondia sempre a essa pergunta, de teor preconceituoso, dizendo que não iria me descaracterizar, tirar de mim a essência, aquilo que eu sou, uma afro-descendente. Assim, eu cresci e meus pais me ensinaram a respeitar as minhas raízes e nunca renegá-las. Eu comecei a dançar ballet com 6 anos de idade e, onde eu dançava, eu era a única negra. Isso jamais foi um empecilho para mim, apesar dos meus pais se preocuparem com a reação das outras pessoas para comigo, eu jamais pensei que era diferente das minhas colegas de dança, muito pelo contrário, eu refletia e sabia que era igual a elas, um ser humano com limitações e capacidades.
Mesmo com toda essa consciência que vim adquirindo ao longo da minha vida, com 17 anos decidi tentar algo novo: usei um produto para tentar definir os meus cachos, não para retirá-los, mas para fixá-los melhor. No entanto, foi uma experiência vã. Não obtive o resultado desejado e como efeito colateral, sofri uma drástica queda de cabelos. Eu não tinha ideia do que fazer para acabar com a perda de cabelo. Tive meu primeiro contato com a Clínica Saúde do Cabelo e iniciei o tratamento que está ajudando a recuperar o meu cabelo depois desse trauma. Eu acho que essa foi uma experiência, que não saiu como planejado, mas que me ajudou a crescer e amadurecer a concepção de que precisamos nos auto-declarar nós mesmos.
Portanto, depois de tudo que aprendi, atualmente, eu tenho uma lição que levo para a vida: aceite quem você é, porque o mundo colocará obstáculos entre você e sua aceitação. Eu assumi meu cabelo, minha cor e sou assim, pois tenho pais que também acolheram as suas características e amam quem eles são fisicamente. Eu acredito que isso começa com a educação primária, os pais, avós, padrinhos devem ser exemplo e transmitir para as crianças que é preciso se conhecer e se assumir.”
É assim que desejamos à você um excelente ano de 2015 com muita determinação e atitude!
Abraço!
Clínica Saúde do Cabelo

Posts relacionados

Dermatite Seborreica

Pessoal vamos contar a historia de um paciente que tinha pré disposição a Dermatite Seborreica.

Depoimento da cliente Sulamita

Meu nome é Sulamita, estou aqui para contar para vocês um fato que ocorreu comigo há alguns dias atrás.

Depoimento da cliente Poliana

Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com a Clínica Saúde do Cabelo.