Cabelos infantis: o que você precisa saber!

Este post foi feito especialmente para vocês, mamães ou responsáveis que tem dificuldades para cuidar de cabelos de crianças.

9 de Dezembro de 2021 às 15:01

Este post foi feito especialmente para vocês, mamães ou responsáveis que tem dificuldades para cuidar de cabelos de crianças.

Puxa, molha, prende…tarefa diária na hora de ajeitar os cabelos dos pequenos, não é mesmo? E quando os cabelos são difíceis de cuidar então…aí surgem idéias que parecem facilitar o trabalho como: fazer relaxamentos, alisamentos, progressivas, chapinhas, certo?

ERRADO!

Reflita comigo: Se estes procedimentos, mais cedo ou mais tarde, prejudicam os cabelos dos adultos, imagine os cabelos das crianças, que são muito sensíveis? Sim, sensíveis. Por quê? Vamos lá:

1 – A pele da criança (isto inclui o couro cabeludo) “amadurece” gradativamente, à medida do crescimento, portanto, a pele é mais delicada, fina e permeável à substâncias químicas, o que aumenta o seu potencial de toxicidade, mesmo que sejam aplicadas só nos fios.

2 – As glândulas sebáceas (responsáveis por produzirem o sebo, substância de proteção para a pele, couro cabeludo e fios) são praticamente inativas nesta fase e são realmente ativadas somente na puberdade! Portanto, crianças quase não possuem esta proteção natural dos cabelos.

3 – Sabe-se que o pH mais baixo é importante para manter a integridade da pele e cabelos. Os produtos químicos e os procedimentos mecânicos como escovas e chapinhas, tendem a aumentar o pH da região onde são aplicados. Mesmo usando-se neutralizantes, causam problemas.

4 – O sistema imunológico dos baixinhos também “amadurece” progressivamente até a pré-adolescência, assim, os procedimentos químicos representam um risco.

5 – No aspecto da formação e afirmação de identidade humana, o cabelo possui várias simbologias. Quando você altera a estrutura natural dos fios da criança, “inconscientemente” ela recebe uma mensagem de que seus cabelos são inapropriados. Assim, ela não terá a oportunidade de conhecer-se e decidir assumir-se ou não. Neste caso, muitas vezes o que ocorre é a reprodução das transformações dos cabelos do adulto responsável, nos cabelos da criança.

Então, depois de tudo o que foi explicado acima, mudança de pensamento e atitude é muito importante, assim como a valorização da saúde e da beleza, que deve iniciar-se e ser estimulada na infância, mostrando que todos são belos com as particularidades de suas aparências.

Em breve postaremos trabalhos desenvolvidos na Clínica Saúde do Cabelo contemplando esta linha de raciocínio, para a apreciação de vocês.

Grande abraço!

Equipe Clínica Saúde do Cabelo

Referências Bibliográficas:

Martinazzo, C. J. Identidade humana: Unidade e diversidade enquanto desafios para uma educação planetária. Rio Grande do Sul. Disponível em:

https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/conte...


Posts relacionados

Queda capilar e desequilíbrio emocional

Neste tempo de experiência no atendimento a pessoas com diversos problemas capilares, pude perceber como a perda de cabelo causa tanta comoção nas pessoas.

Agradecimento

Obrigado

As 2 Perguntas Mais Comuns Sobre Ter Fios Saudáveis

As pessoas sempre nos perguntam como cuidar dos cabelos e o que fazer para ter fios saudáveis. Hoje selecionamos duas das perguntas mais comuns para responder aqui, pois talvez você tenha a mesma dúvida, não é verdade?